Encerrado curso de Avaliação de Riscos nos estádios

Por Edmilson Ferreira - Comunicação FBF, 06 de Dez 2018 - 18h52

Terminou nesta quinta-feira (6), na sede da Federação Bahiana de Futebol, o Curso de Avaliação de Riscos para Estádios de Futebol, realizado pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e apoio da FBF. O evento teve duração de quatro dias, com aulas práticas e teóricas, sendo a última das três etapas esta de Salvador. A primeira ocorreu no Rio de Janeiro e a segunda em Brasília.

 

Coronel Nilton Mascarenhas fez o discurso para os colegas de curso


O encerramento contou com as presenças do presidente Ednaldo Rodrigues, e do vice-presidente Ricardo Lima, da FBF; do secretário Nacional dos Esportes, André Argolo; do representante da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Alan Melo; dos responsáveis por ministrar o curso, o ex-árbitro e coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Aristeu Tavares, e o coronel do Exército, Adriano Ewssiley, além do Coronel Nilton Mascarenhas, que foi um dos 22 participantes do curso.
 
“Uma honra para o Estado da Bahia e a FBF poder receber esta etapa de encerramento deste importante curso. A nossa Policia Militar, através do BEPE, realiza um trabalho fantástico nas competições de futebol. Tomamos todas as providências para que haja total segurança nos estádios, com fornecimentos de laudos por parte do Corpo de Bombeiros e outras ações que garantem a integridade do público e tranquilidade para os campeonatos. Portanto, eu parabenizo a todos que participaram deste evento”, afirmou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.
 
O Coronel Aristeu Tavares fez questão de ressaltar o apoio que recebeu da Federação Bahiana de Futebol para a realização do curso. “Encontramos aqui uma estrutura que nos permitiu ministrar o curso com muita eficiência. Agradeço a colaboração de todos os funcionários da FBF, do mais humilde ao presidente Ednaldo Rodrigues, um homem que tem relevantes serviços prestados ao futebol brasileiro”, disse.

Aristeu Tavares agradeceu ao apoio que recebeu da FBF


Participaram do curso representantes dos órgãos envolvidos na segurança e gestão dos estádios nos estados da Bahia, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo. A turma foi composta por Policiais Militares, delegados das federações de futebol e gestores. Ao final do curso foram entregues certificados de participação para todos os 22 participantes, entre eles a diretora de Competições da FBF, Taíse Galvão, e o assessor da presidência Sílvio Mendes Júnior.

 

A diretora Taíse Galvão recebe o certificado do curso de Ednaldo Rodrigues


O coordenador geral de Governança, Gestão e Segurança em Eventos Esportivos (Coges) do Ministério do Esporte, o ex-árbitro da FIFA e coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Aristeu Leonardo Tavares, foi o responsável por ministrar o curso. Além dele, também palestram especialistas da ABIN, como o Coronel do Exército Adriano Wessiley.
 
O projeto tem como objetivo criar um protocolo de atuação das forças policiais especializadas em segurança nos estádios. Para as Federações de futebol, servirá para que atuem de maneira integrada, sistematizada, padronizada e eficaz no combate à violência nas arenas de futebol, com vistas aos jogos do Campeonato Brasileiro, bem como para Copa América 2019, a ser disputada no Brasil, e que terá Salvador como uma das sedes.

Confira abaixo a galeria de fotos:

Galeria de Fotos




NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE