Terceira Turma inicia a 15ª Pré-Temporada de Árbitros

Por Edmilson Ferreira - Comunicação FBF, 10 de Jan 2019 - 15h08

A terceira turma iniciou na manhã desta quinta-feira (10), no auditório da FBF, a 15ª Pré-Temporada de Árbitros de Futebol da Bahia, que será comandada pelo Instrutor Fifa Futuro III, Gilberto Corrale, enviado pela CBF. Ele e o presidente da CEAF-BA, Vidal Cordeiro Lopes, fizeram a abertura oficial do evento para os 26 árbitros e 24 árbitros assistentes.

Depois, Corrale começou as atividades teóricas, denominada de Trívia. O também instrutor da Federação Paulista de Futebol aproveitou para tecer sua impressão sobre a arbitragem baiana. “A gente já tem observado há algum tempo a performance dos árbitros da Bahia. E estamos sempre esperançosos de que surjam árbitros que possam, daqui a dois, três anos, integrar o quadro da FIFA. E mesmo que não cheguem ao patamar internacional, que tenham um destaque nos campeonatos a nível nacional”, disse.

Gilberto Corrale elogiou os cursos promovidos pela FBF

A promoção pela FBF de cursos de reciclagem mereceu elogios de Gilberto Corrale. “É primordial que não só a Federação aqui da Bahia, mas todas as outras federações, estejam engajadas no sentido de preparar esses árbitros através de pré-temporadas, cursos, para passar para eles as alterações que eventualmente ocorrem nas regras e também para aperfeiçoar conceitos e fundamentos da regra do jogo, que permitam que o árbitro tenha uma performance de qualidade altíssima no campo do jogo”, afirmou.

Por fim, Corrale deu um conselho para o jovem que quer abraçar a carreira de árbitro de futebol.  “É preciso estudar os conceitos, ler sempre e, acima de tudo, ter humildade”, finalizou. Os trabalhos desta quinta-feira (10) prosseguiram à tarde, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, com a parte física, através do FIFA Teste.

Nesta sexta-feira (11), pela manhã, no auditório da FBF, Gilberto Corrale irá abordar o tema “Instruções e Orientações sobre a Regra 1 à 17 – Aplicação do Vídeo Teste da Regra 11 e 12 – Correção do Vídeo Teste”. A seguir, o instrutor FIFA Futuro III da Bahia, Ademilton Piedade Carigé, falará sobre “O treinamento Físico do Árbitro de futebol”.

Na parte da tarde, os instrutores Gilberto Corrale, Kleber Moradillo da Silva e Ademilton Piedade Carigé comandam atividades práticas para os 50 profissionais da arbitragem, no campo 3 do Estádio Manoel Barradas (Barradão).

A Pré-Temporada para a terceira turma será encerrada na manhã deste sábado (12), na sede da FBF, quando Corrale fará palestra sobre o tema “Instruções e Orientações sobre a Regra 12 – Aplicação do Vídeo Teste da Regra 12 (Mão na bola e Faltas Táticas) – Correção do Vídeo Teste”. A seguir, Ademilton Carigé entregará os resultados da avaliação física, e Kleber Moradillo falará sobre “Ética uma Regra de Conduta”.

O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, e o vice-presidente Ricardo Lima, também falarão sobre o calendário de jogos e regulamentos das competições promovidas e coordenadas pela Federação Bahiana de Futebol. Ao lado de Gilberto Corrale e do presidente da CEAF-BA, Vidal Cordeiro Lopes, eles farão o encerramento da 15ª Pré-Temporada.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A GALERIA DE FOTOS


Fotos: Carlos Santana

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE