FBF comunica exigência do credenciamento de imprensa para jogos da Série B

Por Comunicação FBF, 08 de Mar 2019 - 12h08

A Federação Bahiana de Futebol comunica a toda imprensa esportiva da Bahia que o credenciamento de imprensa para quem trabalha no campo, na cobertura de jogos, também será exigido na Série B do Baianão 2019. O modelo utilizado será o mesmo já praticado na Série A e adotado pela CBF nas competições nacionais.
 
A estreia do credenciamento na Série B será na 2ª rodada. Os jogos da 2ª à 10ª rodadas da 1ª fase estarão disponíveis na página de credenciamentos do site da entidade ainda nesta sexta-feira (8). Os profissionais já poderão solicitar cadastramento para trabalhar em todos os jogos.
 
Para a 1ª rodada, que será realizada neste final de semana, 9 e 10 de março, não será exigido credenciamento. O acesso ao campo se dará da forma antiga, com o profissional se dirigindo, diretamente, ao delegado da partida.
 
A partir da rodada do dia 16 de março, toda a imprensa que necessita acesso ao entorno do gramado deve solicitar credenciamento por este canal, não havendo outra forma de fazê-lo. Para a conclusão do credenciamento, todos os dados e a foto (em formato JPEG) dos credenciados são obrigatórios. Qualquer erro de digitação ou ausência de informação ocasiona na não conclusão da solicitação.
 
A FBF alerta, ainda, que o credenciamento é encerrado sempre 48h úteis antes das partidas. Portanto, com o jogo acontecendo em uma quarta-feira, o credenciamento pode ser realizado até às 18h da segunda-feira. Já para duelos em finais de semanas (sábado ou domingo), o credenciamento se encerra às 18h de quarta-feira. Ex: Para a segunda rodada, que acontecerá em 16 de março, o credenciamento será encerrado às 18h do dia 13 de março (próxima quarta-feira).
 
O total de profissionais estabelecido para a ocupação do entorno do gramado é de:
 
I. Até 30 (trinta) radialistas;
II. Até 30 (trinta) fotógrafos;
III. Até 20 (vinte) profissionais por emissora de TV transmitindo “ao vivo”, cabendo à emissora de retransmissão apenas 10 (dez) coletes;
IV. Até 3 (três) profissionais por clube.
 
Os pedidos de credenciamento não conferem o credenciamento em si, devendo os solicitantes aguardar a confirmação ou a negativa por e-mail.
 
As equipes de reportagem de TV devem ser compostas por até 3 (três) integrantes: o repórter, o cinegrafista e o auxiliar. As agências, jornais, portais e revistas podem solicitar credenciamento para até 2 (dois) fotógrafos por partida, de acordo com atualização da diretriz técnica da CBF.
 
Os clubes fazem jus ao acesso de até 3 (três) profissionais de mídia para o gramado. As rádios que estiverem transmitindo a partida “ao vivo” podem solicitar credenciamento para até 3 (três) profissionais: 2 (dois) repórteres e 1 (um) auxiliar/técnico, sendo autorizada apenas a permanência dos repórteres no gramado. Em caso de identificação de um número de profissionais superior ao permitido por veículo, a FBF irá considerar os primeiros credenciamentos recebidos. Os demais serão reprovados.
 
Vale lembrar que profissionais comentaristas e narradores de emissoras de rádio e TV, além dos repórteres de sites, jornais, revistas e agências não têm acesso ao gramado. Estes devem acessar o estádio pelo portão de imprensa e si dirigirem à Tribuna de Imprensa ou cabines de transmissões.
 
A utilização dos coletes distribuídos para acesso ao entorno do gramado é obrigatória para todos os profissionais durante toda a partida. Fica conferida às equipes TV de reportagem “ao vivo” a prerrogativa de retirar os coletes nas entrevistas do intervalo e ao final das partidas.
 
A retirada do colete, bem como o acesso ao local de trabalho deverá ocorrer a partir de 3 horas de antecedência, encerrando 30 minutos antes do início da partida. Os profissionais que se apresentarem após o período determinado somente terão acesso à tribuna de imprensa.
 
A página do credenciamento fica localizada no portal fbf.org.br, logo abaixo do FALE CONOSCO, como mostra a imagem abaixo. Basta clicar em "CREDENCIAMENTO" e em seguida escolher a competição, rodada e a partida. Dúvidas devem ser tiradas por meio do e-mail comunicacao@fbf,org.br.

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

ENCONTRE-NOS NO FACEBOOK

SIGA-NOS NO TWITTER

ENQUETE