FBF comemora Dia Nacional do Futebol

A Federação Bahiana de Futebol celebra nesta segunda-feira (19), junto aos seus filiados e os torcedores baianos, o Dia Nacional do Futebol. A data foi estabelecida pela então Confederação Brasileira de Desportos, atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976.

O dia foi escolhido devido à fundação do Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, mais antigo time em atividade no Brasil. O clube gaúcho foi fundado pelo alemão Johannes Minnemann e possuía, em sua maioria, jogadores de origem europeia.

Depois do Rio Grande, outros clubes brasileiros surgiram como os antigos no futebol nacional. Logo em seguida, veio Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, fundada em 11 de agosto de 1900.

Porém, antes de gaúchos e paulistas, cariocas e baianos já haviam aberto suas portas. Flamengo, de 1895, Vasco, de 1898 e Vitória, de 1899 poderiam ser considerados os mais velhos. Mas, os três foram fundados, inicialmente, para a prática de outros esportes. Os cariocas começaram como clubes de regatas, já o Leão da Barra como equipe de cricket.  

Nos anos seguintes, surgiram as Ligas de Futebol dos Estados, que deram origem aos primeiros campeonatos. Na Bahia, a Liga Estadual foi criada em 1905, com o nome de Liga Bahiana de Sports Terrestres. Oito anos depois, em 1913, passou a se chamar Federação Bahiana de Futebol.