FBF lança o Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes 2022

Após três anos, a maior competição de futebol não profissional do país está oficialmente de volta. A Federação Bahiana de Futebol lançou neste sábado (16) o Campeonato Baiano de Futebol Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes 2022.

O pontapé inicial foi dado com um evento do tamanho da competição, e do jeito que ela merece. Alegria, união e celebração marcaram a festa realizada no Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos da Polícia Militar da Bahia (BEPE), na Capital.

Homenageado com o nome na competição, após resolução da diretoria da FBF, com aprovação unânime das ligas, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, esteve presente. No local, ele recebeu uma placa de homenagem da entidade.

Também marcaram presença, e compuseram a mesa, o presidente da FBF, Ricardo Lima, o vice-presidente, Manfredo Lessa, a diretora de competições, Taíse Galvão, o diretor de registros e transferências, Felipe Quadros, o presidente da CEAF-BA, Jailson Freitas, o diretor geral do IRDEB/TVE, Flávio Gonçalves, o comandante do BEPE, tenente-coronel Elbert Vinhático, e o membro do Conselho Fiscal da FBF, Carlos Ventura.

Após a homenagem, Ednaldo Rodrigues agradeceu aos presentes. "Fico muito feliz de poder reencontrar todos os meus colegas presidentes de ligas. É a primeira vez que retorno a um evento do futebol baiano desde que assumi a presidência da CBF. Eu tive um convite do presidente da FIFA, Gianni Infantino, para acompanhá-lo em um evento da Copa América de Futebol Feminino, na Colômbia, mas conversei com eles, pois não poderia deixar de estar aqui. Não é só pela homenagem, mas pela oportunidade de reecontrar todos. Eu valorizo muito minhas origens, cargo nenhum fará com que eu mude. Fui jogador de futebol amador, diretor e presidente da liga de Vitória da Conquista, diretor do Interior e de Futebol da FBF, vice-presidente e depois presidente da FBF. Toda minha trajetória foi construída aqui e vivenciando essa competição de tanta importância. O Intermunicipal é grande, é importante e merece tudo isso. É uma competição onde se revelam atletas, árbitros, dirigentes e também profissionais de imprensa. Desejo sucesso a todos e tenho certeza que será mais um belo campeonato", disse o presidente da CBF.

Ricardo Lima, por sua vez, destacou a importância de Ednaldo e do Intermunicipal. "Comecei na Federação com Ednaldo e pude crescer ao lado dele. Hoje, poder vê-lo no comando do futebol brasileiro, é motivo de orgulho. Poder acompanhá-lo como chefe de delegação, no seu primeiro jogo da Seleção como presidente eleito da CBF, também é motivo de orgulho. Ele merece essa homenagem por tudo que representa para o futebol baiano, por tudo que fez pelo Intermunicipal, essa competição tão importante para o futebol baiano. Tenho certeza de que faremos mais um grande campeonato, todos juntos e unidos, e daremos exemplo", destacou.

Ao final da solenidade, a diretora de competições, Taíse Galvão, divulgou regulamento, grupos e a tabela completa do Intermunicipal (confira abaixo). Nesta edição, serão 54 seleções, divididas em 14 grupos regionalizados, sendo 12 grupos de quatro seleções e dois grupos de três seleções. O jogo de abertura será realizado no dia 31 de julho, em Itamaraju. Atual campeã, a seleção de Itamaraju receberá Eunápolis, às 15h.

No mesmo dia, as demais 52 seleções entrarão em campo para a 1ª rodada. A final, quando será conhecida a campeã, foi marcada para o dia 13 de novembro.

O evento de lançamento foi encerrado com o tradicional "baba" e um churrasco de confraternização entre os presentes.

Confira abaixo o regulamento, grupos e tabela do Intermunicipal 2022:

Regulamento, grupos e tabela

Fotos: Maurícia da Matta/FBF