08/07/2025 às 13:50 | Comunicação
Encontros contaram com presenças de representantes dos dois clubes
A Federação Bahiana de Futebol e a Polícia Militar da Bahia se reuniram para discutir a segurança do clássico Bahia de Feira x Fluminense, no próximo sábado (12), às 15h, na Arena Cajueiro, pela semifinal do Baianão Série B 2025. O confronto decisivo vale a vaga na final e o acesso à Série A de 2026.
As reuniões, realizadas na segunda-feira (7) e nesta terça (8), trataram sobre o planejamento da partida, que seguirá os moldes de um Ba-Vi em Salvador. A PM empregará um policiamento ostensivo, com o reforço do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (BEPE), da Rondesp, do Esquadrão de Motociclistas e do Esquadrão de Polícia Montada.
Os policiais farão a segurança nos arredores e dentro do estádio, antes, durante e após o duelo. As ações incluem, também, o acompanhamento das delegações e da arbitragem, patrulhas a pé, base móvel e ônibus de monitoramento.
No encontro, também foram discutidos os incidentes ocorridos no jogo de ida, em 5 de julho, no Estádio Joia da Princesa. Estratégias foram traçadas para garantir a segurança dos torcedores, atletas e demais profissionais envolvidos no duelo, e evitar que os fatos lamentáveis se repitam.
A primeira reunião contou com as presenças do comandante do BEPE, Tenente Coronel Flávio, e do Consultor de Segurança da Arena Fonte Nova e ex-comandante geral da PM-BA, Coronel Nilton Mascarenhas. Na oportunidade, o Tenente Coronel Flávio revelou que estará presente no confronto para da suporte à tropa.
Já a segunda reunião aconteceu em Feira de Santana e contou com participação de representantes dos dois clubes e dos comandantes do Policiamento Regional Leste, Coronel Müller; da 65ª CIPM, Major Jorge Freitas; da 66ª CIPM, Major Lessa. Em ambos os encontros, a FBF foi representada pelo gerente de competições, Silvio Mendes Júnior.
Ao comentar o assunto, o presidente da FBF, Ricardo Lima, deixou uma mensagem para os torcedores de Feira de Santana. "A FBF espera que o clássico feirense seja disputado em um ambiente saudável, marcado pela paz e o respeito entre as torcidas. Estádios devem ser locais de diversão, de torcer em família, com emoção e alegria. Não há espaço para violência no futebol".