19/05/2016 às 14:09 | Comunicação
Revezamento foi iniciado no Extremo Sul do Estado
A Bahia entrou, "oficialmente", em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2016, no país. É que nesta quinta-feira (18) o estado recebeu a famosa Tocha Olímpica.
O desembarque aconteceu nesta manhã, no Extremo Sul baiano. A cidade escolhida para o aporte foi Teixeira de Freitas. Lá, iniciou os percurso pelas mãos do consultor de vendas José Braz Dávila, de 52 anos e contou com festa de celebração ao som da música clássica dos jovens do Orquestrando Futuros, projeto social da cidade.
De Teixeira de Freitas, a tocha seguiu para Itamarajú e ainda passará por mais dois municípios da região. Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro não os demais destinos deste primeiro dia de revezamento.
Nesta sexta-feira (20), a chama chegará à região Sul da Bahia. Lá, passará por Eunápolis e concluirá o segundo dia em Itapetinga e Vitória da Conquista, no Centro-Sul.
No sábado (21), a rota do percurso contará com Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus. No domingo (22), Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu e Valença receberão a chama olímpica.
Na segunda-feira (23), a região da Chapada Diamantina, mais precisamente a cidade Lençóis receberá a tocha antes da sua chegada à Capital. Dia 24 será o desembarque em Salvador, onde percorrerá 35 km e terá 153 condutores em um período de 12h.
A rota terá três trechos. O primeiro deles, de 13 km, vai do Largo do Pelourinho à Colina Sagrada, com início previsto para as 10h30. O segundo vai da Avenida Paralela à Avenida Manoel Dias, na Pituba. De lá, seguirá pela Orla até o seu terceiro e último trecho, que vai do Dique do Tororó ao Farol da Barra, onde será acesa a Pira Olímpica, já à noite.
A tocha ainda descerá o Elevador Lacerda de rapel e fará a travessia no Dique com um barco de remo. Mas, a festa continuará na Barra, ao lado da Pira, com um show musical, que terá participações de artistas baianos e nacionais.
De Salvador, a Tocha Olímpica seguirá por Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso e Senhor do Bonfim, no dia 25; Jaguarari, Juazeiro e Sobradinho, no dia 26; e encerrará sua passagem pela Bahia no dia 27, em Paulo Afonso.
Jogos - A Capital baiana será sede do futebol nos Jogos Olímpicos 2016. A Arena Fonte Nova será palco de dez partidas, sendo sete do torneio masculino e três do feminino. Pelo Masculino, o melhor estádio da Copa do Mundo de 2014 receberá os duelos Fiji x Coréia e México x Alemanha, no dia 4 de agosto; Fiji x México e Coréia x Alemanha, no dia 7 de agosto; Japão x Suécia e Dinamarca x Brasil, no dia 10 de agosto; e o confronto das quartas de final entre 1º colocado do grupo B x 2º colocado do grupo A, no dia 13 de agosto. Já pelo Feminino, a Fonte terá Austrália x Zimbabwe e Nova Zelândia x França, no dia 9 de agosto; e o duelo entre 2º colocado do grupo E x 2º colocado do grupo F, pelas quartas de final, no dia 12 de agosto.
Na última terça-feira (17), o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues participou de uma reunião com o departamento de competições da CBF e o Comitê Organizador Local (COL) das Olimpíadas, no Rio de Janeiro. No local, foram tratados assuntos referentes à realização das partidas na Boa Terra.
Foto: AFP