13/08/2025 às 14:57 | Comunicação
FBF tem investido e dado apoio à presença de mulheres na arbitragem
A Federação Bahiana de Futebol tem investido cada vez mais na arbitragem do Estado. Desde cursos semanais de qualificação e formação de novos profissionais junto às ligas desportivas filiadas, à Escola de Arbitragem Wilson Paim e, mais recentemente, o lançamento do Treinamento Integrado para árbitros do seu quadro, a entidade não tem medido esforços para apresentar árbitros bem preparados, fisicamente e tecnicamente, nos campeonatos.
Dentro desse processo, há também o apoio à presença de mulheres na arbitragem. A prova disso são as escalas da 3ª rodada do Baianão Sub-15 e Sub-17, que terá seus jogos realizados nos próximos sábado (16) e domingo (17).
No Sub-17, dos 36 profissionais escalados nas nove partidas da rodada, 18 são mulheres, o que representa 50% da escala. Já no Sub-15, os números são ainda maiores. Dos 36 escalados, 24 são mulheres, um total de quase 67% da escala.
O presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia, Jailson Freitas, comemorou o feito. "A FBF, o presidente Ricardo Lima e toda sua diretoria tem dado muito apoio à arbitragem feminina. Temos árbitras escaladas constantemente em todas as categorias, desde campeonatos de base e femininos aos profissionais. Agora, no Baianão Sub-15 e Sub-17, tivemos a honra de escalar uma grande maioria de mulheres. No Sub-15, duas das partidas terão quarteto de arbitragem totalmente formado por mulheres. E todas elas estão bem preparadas para desempenhar a função com qualidade. Isso nos deixa muito orgulhosos", destacou.
Confira abaixo as escalas da 3ª rodada do Baianão Sub-15 e Sub-17: