26/01/2026 às 21:16 | Comunicação
Reunião do Conselho Técnico foi realizada nesta segunda (26)
A cada ano, o Baianão Sub-20 cresce e se fortalece. Mais valorizado, o campeonato chega à edição 2026 com ainda mais participantes. Agora são 24.
Os clubes que disputarão a competição são Bahia, Vitória, Barcelona, Jacobina, Leônico, Catuense, Feirense, Atlético, Conquista, Camaçari, Jacuipense, Grapiúna, SSA FC, Bahia de Feira, Jequié, Galícia, Redenção, Porto, Juazeirense, Fluminense, Serrano, Camaçariense, Estrela de Março e ECPP Vitória da Conquista.
Nesta segunda-feira (26), representantes de todos eles se reuniram na sede da Federação Bahiana de Futebol, onde aconteceu a reunião do conselho técnico do campeonato. Na oportunidade, foi definida a fórmula de disputa.
_1769462328.jpeg)
O encontro foi comandado pela diretoria da entidade, representada pelo vice-presidente, Manfredo Lessa; pela diretora de competições, Taíse Galvão; o diretor administrativo e financeiro, Marcel Araújo; o diretor de registro e transferência, Felipe Quadros; e o presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas.
Fórmula - Os 24 quatro clubes foram divididos em três grupos de oito cada, respeitando a regionalização e com sorteio para definição dos componentes dos grupos 1 e 2.
O Grupo 1 ficou com Bahia, Jacobina, Feirense, Camaçari, SSA, Galícia, Juazeirense e Camaçariense. O Grupo 2, ficou com Vitória, Leônico, Atlético, Jacuipense, Bahia de Feira, Redenção, Fluminense e Estrela de Março. Já o Grupo 3 foi formado com Barcelona, Catuense, Conquista, Grapiúna, Jequié, Porto, Serrano e ECPP Vitória da Conquista.
Na 1ª fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, com jogos de ida e volta. Avançarão para as oitavas de final os cinco melhores colocados de cada grupo e o 6º melhor colocado geral, independente do grupo que pertença.

Nas oitavas, os classificados serão divididos em oito novos grupos de dois clubes cada, observando a classificação geral (1º x 16º, 2º x 15º e assim sucessivamente). Os confrontos também serão disputados no sistema de ida e volta e os vencedores seguirão para as quartas de final.
Os grupos das quartas também observarão a classificação geral e a fase terá jogos de ida e volta. O mesmo sistema será utilizado na semifinal e na final.

Vagas - O campeão e o vice-campeão garantirão as vagas na Copa do Brasil Sub-20 de 2027.
O campeão e o vice-campeão baiano também terão vagas na Copa do Nordeste Sub-20 de 2027.
Já para a Copa São Paulo, a FBF possui uma vaga, que será do melhor colocado do Baianão excluindo Bahia e Vitória, que são convidados diretamente pela Federação Paulista de Futebol para a competição. Caso surjam outras vagas, a FBF utilizará o mesmo critério da ordem de classificação no estadual.
O Baianão Sub-20 será iniciado em 7 de março. A final está prevista para acontecer em 1º de agosto.