31/12/2015 às 22:34 | Comunicação
Quatro forças do futebol baiano comemoram aniversário no primeiro dia de 2016
No primeiro dia do ano, quatro forças do futebol baiano completaram mais um ano de fundação com história e profissionalismo.
O mais velho de todos com 85 anos de tradição, é o Esporte Clube Bahia, time da “torcida de ouro” do norte-nordeste, prêmio concebido pela CBF. Além do Baianão e Brasileirão Série B, o tricolor vai disputar essa temporada o Nordestão e a Copa do Brasil.
Dois anos mais novo que o Bahia, em 1933, surgia o Galícia Esporte Clube, primeiro tricampeão baiano, detentor de cinco títulos baianos da primeira divisão e time que revelou grandes nomes do futebol brasileiro como o ex-atacante Oséas. Com 83 anos de existência e glórias do passado, o Galícia disputará novamente a primeira divisão do Baianão.
Já em 1941, nascia o Fluminense de Feira de Santana. O Touro do Sertão vem se reestruturando economicamente e se modernizando, para ratificar a potência que é no futebol baiano. Após 75 anos, o Flu de Feira, já trabalha duro para as competições em 2016.
Por fim, o Catuense S/A, última força baiana que fez a festa no primeiro dia do ano, completou 42 anos de dedicação e batalha. Dono de quatro vice-campeonatos baianos em 1983,84,87 e 2003, campeões da Taça Estado da Bahia e campeonato do interior, o Bem-te-vi de Catu, tem muita história no futebol estadual.