05/03/2015 às 16:47 | Comunicação
Conquistense, o ex-atleta foi homenageado antes de Conquista x Palmeiras
Aos 40 anos e aposentado dos gramados desde 2010, o ex-atacante Pena viveu um dos momentos mais emocionantes da sua trajetória no futebol na noite de quarta-feira (4). No Lomanto Junior, palco onde deu seus primeiros passos no esporte, o ex-jogador recebeu uma justa homenagem.
Nome marcante do futebol baiano e com passagens por grandes clubes do Brasil e do exterior, Pena recebeu da Federação Bahiana de Futebol (FBF) uma placa de agradecimento por seus serviços prestados ao futebol da Bahia. O presidente Ednaldo Rodrigues, o diretor de registros e transferências e vice-presidente eleito, Ricardo Nonato, além do presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim foram os responsáveis pela homenagem.
O momento especial ainda contou com a presença de dois clubes de importância para o ex-atleta. O Palmeiras, por onde atuou e conquistou títulos entre 1999 e 2000, e o Vitória da Conquista, que não chegou a atuar, mas mantém uma relação de carinho e amizade com sua torcida e seu presidente, Ederlane Amorim.
Amorim também homenageou Pena com uma camisa personalizada do clube e uma carteira cativa vitalícia para o acesso ao estádio Lomanto Júnior em todos os jogos com o mando de campo do alviverde conquistense. Já Fernando Prass, goleiro e capitão do time paulista entregou uma flâmula Verdão ao ex-atacante.
Em seguida, Pena acompanhou, ao lado de sua família, a partida entre Vitória da Conquista e Palmeiras, vencida por 4 a 1 pelo alviverde de São Paulo, que avançou para a 2ª fase da Copa do Brasil.
Carreira - Renivaldo Pereira de Jesus, mais conhecido como Pena iniciou sua carreira na sua cidade natal, Vitória da Conquista, atuando pelo Serrano, em 1993. Até 2010, o atacante de 1,78 m defendeu clubes como Conquista (BA), Rio Brando (SP), Paraguaçuense (SP), Ceará, Grasshopper (SUI), Palmeiras, Porto (POR), Strasbourg (FRA), Sporting Braga (POR), Marítimo (POR), Botafogo, Paulista, Confiança, Madre de Deus e encerrou sua carreira onde tudo começou, no próprio Mongoió.
Entre os títulos que conquistou estão o Baianão da 2ª Divisão, em 1995; Campeonato Cearense, em 1998; Copa dos Campeões da CBF, em 2000; Torneio Rio-São Paulo, em 2000; Taça Portugal, em 2001; Taça Guanabara, em 2006 e o Campeonato Carioca, em 2006.
O conquistense ainda faturou a Bola de Prata do Campeonato Português ao marcar 22 gols pelo Porto na temporada 2000/2001.
Fotos: Esportes do Sudoeste